Caixa ganha Top de Marketing 2007 com o case `Poupançudos´


Campanha criada pela Fischer América ajuda banco a bater recorde histórico na captação de poupança


A Caixa Econômica Federal conquistou o Top deMarketing 2007 da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketingdo Brasil) com o case Poupançudos. O projeto Poupançudos foi criado pela agência Fischer América para alavancar o segmento de poupança do banco utilizando como protagonista uma turma de personagens animados que foi batizada com aquele nome.

O plano de comunicação foi iniciado em outubro do ano passado e em apenas seis meses ajudou a Caixa a obter recorde histórico na captação de poupança, mercado em que ela já é líder. Resultados:

· De janeiro até 20 de abril de 2007 a captação líquida do banco em poupança chegou a R$ 3 bilhões, um recorde. No período foram abertas mais de 1 milhão de novas contas, ampliando base de clientes para 32,3 milhões.

· O volume de captação líquida no 1º trimestre (R$ 2,16 bilhões) interrompeu quatro anos consecutivos de captação negativa nos trimestres equivalentes

· Considerando todo o mercado, entre janeiro e meados de abril (dia 16) a poupança teve captação líquida de R$ 4,88 bilhões, segundo o Banco Central. No mesmo período a Caixa captou sozinha R$ 2,9 bilhões, ou seja, 60% do mercado.

Inspirados nas animações do estúdio Pixar, os Poupançudos nasceram para chamar a atenção das crianças e de seus pais para a importância de poupar e investir no futuro. Eles fizeram grande sucesso na primeira fase da campanha e voltaram à mídia no mês passado para ser oficialmente apresentados ao público e anunciar que viraram cofrinho. Eles são os divertidos Babu, Jijo, Neo, Barrico, Zóio, Balum, Ico e Badu, que já inspiraram 29 comunidades no Orkut com 1.023 membros. "A Caixa já é líder na categoria poupança há cinco anos consecutivos e
os Poupançudos têm ajudado a ampliar ainda mais o Top of Mind da marca. Eles são uma ferramenta de relacionamento do banco com seu target, têm nome e personalidade próprios. Pensamos em cada detalhe na construção dos personagens: a cor, o tom de voz, o biotipo, até o jeito de dançar", diz Flávio Casarotti, vice-presidente de criação da Fischer.

Os Poupançudos foram concebidos e criados pelos diretores de arte Pedro Pletitsch e Kleyton Mourão, em parceria com os redatores Ricardo Baptista e Pedro Guerra, sob direção de criação de Jáder Rossetto e Flávio Casarotti.

O ilustrador Julius Otah ajudou a finalizar a imagem dos bonecos, sendo responsável pela solução estética que permitiu "modelar" os personagens em 3D.

OS POUPANÇUDOS DA CAIXA

BADU
Meio cientista, metido a inteligente, ele é bom de papo e gosta de argumentar. Com tudo isso, se deu bem e virou líder dos Poupançudos.

BARRICO
Agitado, curioso, ele não pára nunca, está sempre ligado. Só é um pouco indeciso. Não é fácil ter um único ponto de vista quando se tem cinco olhos.

ICO
Ele é bondoso, delicado, romântico e até um pouco inocente. Seus olhos estão sempre girando 360º a procura de alguém para ajudar.

JIJO
Desengonçado, trapalhão, desligado, demora para entender as coisas e é sempre o último a rir das piadas. Pra disfarçar, ele já começa a rir antes que alguém conte uma.

NEO
É muito esperto, ágil, bom dançarino e brinca muito. Só fica mal-humorado quando o confundem com um dinossauro. Queria ser o líder e por isso repete tudo o que o Badu fala.

ZÓIO
O mais maluquinho e sem noção. Faz piada com qualquer coisa e nem sempre na melhor hora. Vive rindo - até mesmo sem motivo.

BABU
É o mais apressadinho. Fala tudo rápido e se empolga tanto que até engole umas letras das palavras. É por isso que ele é gordinho.

BALUM
Grandão, ele é meio sem ginga e tem um vozeirão grosso. É o mais tranqüilo, sensato e pé-no-chão da turma.
 
 
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