A História da TV no Brasil – Parte 01

No dia 18 de setembro de 1950, o Brasil ouviu falar de uma novidade que estava acontecendo em São Paulo: a inauguração do primeiro canal de TV, a TV Tupi. Mais exatamente , PRF –3 TV Tupi. Tudo nasceu de um visionário paraibano de Umbuzeiro chamado de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, dono dos Diários Associados – Chatô, como era conhecido.

A partir deste mês você estará conhecendo um pouco desta história, da TV em P&B para a TV Plasma Digital.

Cronologia da TV no Brasil e no Mundo

1873 – É dado o primeiro passo para a viabilização da TV: o norte-americano Willoughby Smith descobre que o elemento químico selênio tem propriedades fotocondutoras. Sua condutividade elétrica varia proporcionalmente à quantidade da luz.

1875 – O norte-americano George Carey propõe a criação de um aparelho de transmissão de imagens por meio de circuitos elétricos.

1880 – O norte-americano Sawyer e o francês Leblanc idealizam o sistema de varredura, que será utilizado por todos os tipos de televisão. As imagens são transformadas em linhas e transmitidas uma a uma em alta velocidade, numa sucessão de quadros, percebida como movimento pelo olho humano em virtude da persistência visual.

1884 – Patenteado na Alemanha por Paul Nipkov, o primeiro sistema de televisão eletrônica mecânica utiliza o sistema da varredura.

1897 – O alemão K.E.Brasun desenvolve o tudo de raios catódicos, um tubo de vidro a vácuo revestido de um material que se torna fluorescente quando varrido por um feixe de elétrons. A novidade irá viabilizar o desenvolvimento da televisão eletrônica.