Prêmio Abril de Publicidade anuncia vencedores de 2015

A 29º edição do Prêmio Abril de Publicidade, realizada nesta quinta-feira (17), reuniu grandes nomes do mercado, entre anunciantes, profissionais de agências, jurados e imprensa no Terraço Abril. A premiação teve como mestre de cerimônia o ator Ricardo Tozzi. A grande vencedora da noite foi a agência Leon Burnett Taillor Made, com dois prêmios.

Este ano, além das premiações que incluem Criação Digital, Criação Revista, Criação Revista Regional (Central, Norte/Nordeste, Rio de Janeiro e Sul), Prêmio Jovens Criativos e Mídia, também foi incluída a categoria Native Ads, para os profissionais que melhor exploraram os recursos desse formato.

“[O Prêmio Abril de Publicidade] é definitivamente uma referência para o mercado publicitário e não só porque tem 29 anos, mas porque os 29 anos desse prêmio consagraram mestres maravilhosos da propaganda. Do Washignton [Olivetto], Nizan [Guanaes] e outros tantos maravilhosos e as novas gerações que estão aqui fazendo a diferença na propaganda agora. Provavelmente daqui a 30 anos essas pessoas também serão reconhecidas”, diz Rogério Gabriel Comprido, Diretor Comercial da Editora Abril.

Vencedores

Na categoria Grand Prix de Criação Revista, uma das mais disputadas, a Leon Burnett Tailor Made levou o prêmio com a campanha “Não se maqueie dirigindo” da Fiat, que, com uma explosão de cores aborda a prevenção de acidentes de trânsito de maneira bela e impactante. A peça foi bastante elogiada e a Leon Burnett também levou o prêmio de Júri Popular Meio Revista com a mesma campanha.

Muito animado com os prêmios e revelando sempre ler as revistas da Editora Abril, Marcelo Reis Co-Presidente da Leon Burnett, contou um pouco de como nasceu a campanha: “A Fiat é uma marca que tem muita preocupação com o consumidor, com a segurança, com a direção responsável. Isso vem desde o ‘Vem Pra Rua’, a campanha ‘Não seja um vacilão no trânsito’. Então, nós sempre somos estimulados por eles a tratar este assunto de um jeito leve. Não adianta você horrorizar o consumidor, porque essa mensagem não fixa. Proativamente, nós buscamos temas que são relevantes. Então, a gente sabe que usar um celular, maquiar, comer… atrapalham atenção da pessoa e podem causar acidentes. Foi daí que surgiu a campanha”.

A Propeg Comunicação levou o prêmio de Criação de Revista Regional Central pela campanha “TRIBOS” para os Correios. Com fotos inusitadas de várias partes do mundo, a campanha mostra que os Correios podem chegar até nos lugares mais longínquos.

E a Propeg que atende a região Norte e Nordeste venceu nessa região com a campanha “Selfie”, criada especialmente para a SaferNet, onde mostra a importância da privacidade na internet.

A Africa do Rio de Janeiro venceu a categoria Criação Revista Regional Rio, com a peça “Feios” para Flores Online, uma brincadeira com a ideia das pessoas se esconderem no ambiente virtual.

A Paim & Associados Comunicação recebeu o prêmio de Criação Revista para a região Sul com “Clips”, para as Lojas Renner.

A DM9DDB levou o concorrido Grand Prix de Mídia com a “Revista Concretada” da Telhanorte. Veiculada na Casa Claudia, a campanha surpreendeu leitores ao concretar uma edição: para conseguir ler a revista, era preciso quebrar o concreto (na verdade uma peça de gesso) em que ela estava envolta.

“A gente queria fazer uma comunicação dirigida para pessoas que são decisivas na hora da reforma, como arquitetos e engenheiros. O grande forte da Telhanorte é vender material e peças de acabamento para reforma. E a gente viu na Casa Claudia uma oportunidade de fazer uma comunicação quase como um marketing direto. Queríamos fazer uma coisa impactante. Veio a ideia: antes de reformar você precisa quebrar as coisas, né? Que tal quebrar a revista?”, explicou o Marco Versolatto, vice-presidente de criação da DM9DDB.

A AlmapBBDO ganhou o Grand Prix de Criação Digital com a peça “Strip Commerce” para a Marisa Lingerie.

F.biz foi a vencedora na categoria Júri Popular Meio Digital, com “A Verdade Escondida” para o Instituto Maria da Penha.

O prêmio Melhor Utilização Criativa das Revistas Abril foi para a FCB Brasil, com a campanha Nívea Sun Kids.

E a premiação da nova categoria Native Ads foi para a Ogilvy & Mather Brasil Comunicação com a campanha “Cloud Computing”, da IBM, em que os publicitários mostram como as nuvens são importantes para guardar dados e podem ajudar a criar sistemas de tradução e até escolas mundo afora.

O troféu de Jovens Criativos ficou com Bruno Felipe da Silva, 24 anos e João Marcelo Nascimento Rodrigues Muri, 25 anos, ambos do Rio de janeiro, que desenvolveram uma campanha para as plataformas Abril com base no tema “A Revolução Ambiental Começa em Casa”. Eles criaram um filtro para aplicativos de fotografia e propõem que os cidadãos sejam convidados a tirar fotos de atitudes que prejudicam o meio ambiente usando o filtro e a hashtag como meio de denúncia.

A dupla carioca contou que queria fazer a diferença. “O nosso insight foi de que cada vez tem mais câmera e tem gente filmando. E se tem gente filmando, tem alguém assistindo. Então pensamos em usar isso a favor de passar uma mensagem melhor. A ideia é mostrar as coisas que as pessoas estão fazendo e não só para levar para o lado ‘bonzinho’, mas para dar um puxão de orelha também”, disse João Marcelo Muri.

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Confira a lista do vencedores por categoria

• GRAND PRIX CRIAÇÃO REVISTA
Para a campanha mais criativa veiculada nas revistas da Abril.
“Não se Maquie Dirigindo”, da Leon Burnett Tailor Made para Fiat

• PRÊMIO MELHOR UTILIZAÇÃO CRIATIVA DAS REVISTAS ABRIL
Para a campanha que melhor utilizou os recursos que a mídia impressa oferece para criar interação com leitores.
“Anúncio Protetor”, da FCB Brasil para Nívea

• PRÊMIO JÚRI POPULAR – MEIO REVISTA
Para a campanha eleita como favorita por assinantes da Abril.
“Não se Maqueie Dirigindo”, da Leon Burnett Tailor Made para Fiat

• CRIAÇÃO REVISTA REGIONAL
Para a campanha mais criativa veiculada nas revistas da Abril criada pelas agências localizadas em 4 diferentes regiões do país: Rio de Janeiro, Sul, Norte­/Nordeste e Central.
“Feios”, da AFRICARio para Flores Online (Rio)
“Clips”, da Paim & Associados Comunicação para Lojas Renner (Sul)
“Selfie”, da Propeg para Safernet Brasil (Norte/Nordeste)
“Tribos”, da Propeg Comunicação para Empresa Brasileira de Telégrafos e Correios(Central)

• Grand Prix CRIAÇÃO DIGITAL
Para a campanha que explorou de forma mais criativa os recursos oferecidos pelas plataformas de mídia digital da Abril.
“Strip Commerce”, da AlmapBBDO para Marisa Lingerie

• NATIVE ADS
Para a campanha que explorou de forma mais criativa os recursos oferecidos exclusivamente pelo formato native ads.
“Cloud Computing”, da Ogilvy & Mather Brasil para IBM

• PRÊMIO JÚRI POPULAR – MEIO DIGITAL
Para a campanha eleita como favorita por assinantes da Abril.
“A Verdade Escondida”, da F.biz para Instituto Maria da Penha

• Grand Prix de MÍDIA
Para a campanha que melhor explorou os recursos das plataformas de mídia da Abril.
“Revista Concretada”, da DM9DDB para Telhanorte

• PRÊMIO JOVENS CRIATIVOS
Para jovens estudantes e profissionais da área de criação de agências de publicidade.
Bruno Felipe da Silva Antunes e João Marcelo Nascimento Rodrigues Muri, ambos do Rio De Janeiro