Prêmio Profissionais do Ano

Nada substitui o talento…

O Prêmio Profissionais do Ano foi instituído em 1978 pela Rede Globo, com o objetivo de reconhecer e estimular o profissional de propaganda e pesquisa.
Desde sua criação, diferenciou-se das demais premiações destinadas ao mundo publicitário, por estar voltado para os criadores dos comerciais que vêem reconhecido publicamente o seu talento.

Com o passar dos anos, o Profissionais do Ano cresceu em número de inscritos em categorias premiadas. Hoje, o Profissionais do Ano é considerado o mais importante da Propaganda Brasileira, por sua seriedade, por sua abrangência e pelo valor das premiações que outorga. Além disso, levando-se em conta a qualidade dos trabalhos apresentados, podemos afirmar que o Prêmio forma um painel do melhor que está sendo criado em termis da propaganda nacional.

Prêmio Profissionais do Ano – A edição de 1978
Os ganhadores.

O Prêmio “ Profissionais do Ano 78”, criado pela Rede Globo com o objetivo de estimular o trabalho de profissionais de todo o país que atuam na área de propaganda e “ marketing”, teve a última etapa de sua premiação concluída – a reunião decisiva do Júri Nacional , no dia 23 de março no Caesar Park Hotel, em São Paulo, depois de onze horas de apreciação dos trabalhos pré-selecionados em júris regionais. E no dia 26 de março os prêmios foram entregues aos “Profissionais do Ano 78” em São Paulo.

O que faz o “Premio Profissionais do ano 78” – que passa a ser conferido anualmente – se constituir na premiação de grande destaque do ano é o fato de, não apenas ser o maior prêmio em dinheiro da história da propaganda brasileira mas sim de se destinar ao profissional, com o intuito de valorização do seu trabalho e o reconhecimento pelo importante papel que desempenha no mundo da comunicação.

O testemunho de Ercílio Tranjan, diretor do clube de Criação de São Paulo e integrante do Júri Nacional dá a verdadeira dimensão do prêmio” Profissionais do Ano78”, – Suas palavras:

“Trata-se, sem duvida, do grande prêmio do profissional que trabalha na área de propaganda. Dos mais importantes. O seu grande mérito: destinar-se ao profissional.

“Como integrante do júri posso dizer que nós premiamos o que vimos de melhor. Tenho certeza que se os filmes fossem mostrados a outros júris a escolha seria a mesma. Haveria um natural consenso.

“O júri reunindo profissionais do Brasil todo, nos possibilitou checar os nossos próprios critérios de avaliação, o que deu como resultado final, uma posição coletiva do júri, muito positiva. A campanha escolhida como a melhor, com qualquer outro júri, tenho certeza, seria novamente a escolhida.

“Quero salientar ainda que não vimos diferença entre os filmes comerciais de São Paulo e do Rio de Janeiro e do restante do país. Só para dar um exemplo, veja o caso do Paraná, que qualidade de trabalho!

“Quero deixar aqui meus votos de que a Rede Globo continue com este premio, assim estará dando um estímulo para todos os homens de propaganda e “marketing”.

“Gostaria de dar ainda algumas sugestões aos responsáveis pela premiação. Primeiramente, que houvesse um desdobramento da premiação Rio e São Paulo pois é muito difícil dar um só premio para tanto trabalho bom junto.

“Como homem que trabalha em criação apresento ainda uma segunda sugestão no sentido de uma definição da categoria do “Prêmio Projeto Especial”, que é a de sua ampliação, destacando daí a campanha comunitária ou do serviço público, para não concorrer com outros projetos visto que, em campanha publicitária o próprio tema ajudaa criação. Talvez fosse necessário redefinir esta categoria.

“No mais a comunicação só tem a ganhar com este prêmio. Que ele continue.

O Júri Nacional foi composto por:

– João Carlos Magaldi – Presidente do Júri e diretor de Comunicação da Rede Globo:
– Ercílio Tranjan – Presidente do Clube de Criação de São Paulo;
– Carlos Pedrosa – Presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro;
– Armando Ferrentini – Presidente da ADVB/representante dos colunistas publicitários;
– Leopoldo Câmara – Departamento de Comunicação da Rede Globo/SP;
– Ângelo Santoro – Presidente do Clube de Criação de Minas Gerais;
– Fernando Vasconcello – Presidente do Sindicato dos Publicitários de Brasília;
– Carlos Verçosa – Presidente do Clube de Criação da Bahia;
– Jose Roberto Penteado – Jornal “ O Globo”
– Jairo Lima – representante dos publicitários de Pernambuco;
– Sergio Gonzáles – Presidente do Clube de Criação do Rio Grande do Sul;
– Sinval de Itacarambi Leão – coordenador da premiação/Diretor de Serviços de Marketing da Rede Globo;

OS ESCOLHIDOS

Mais de 23 profissionais de comunicação (propaganda e “marketing”) foram escolhidos pelo júri do prêmio “Profissionais do Ano 78”. Além dos prêmios em dinheiro para os profissionais, as agências e empresas anunciantes recebe troféus. Eis os escolhidos e os prêmios respectivos:

1 – Prêmio Mercado Global ( de pesquisa)
– Vera Aldrighi (diretora de pesquisa e mercado da agência McCann Erickson ) e equipe responsáveis pela pesquisa “ Estudo sobre Jovens”, a respeito do comportamento do jovem brasileiro, recebem R$ 100.000,00 (cem mil cruzeiros )
– A agência McCann Erickson recebe o Troféu Mercado Global.

2 – Prêmio Mercado Nacional ( de criação)
– Francisco Petit e Washington Olivetto (criação) e Andrés Bukowinski (direção) responsáveis pela criação e direção do filme “Apresentador” da Brill, recebem cada um R$ 100.000,00 (cem mil cruzeiros).
– A agência DPZ recebe o Troféu Mercado Nacional.