Quem Somos

Museu Virtual Memória da Propaganda

A Associação Nacional Memória da Propaganda, teve início no final dos anos 80, mais precisamente em 1989, quando a publicitária Áurea Helena W.Silveira, que já guardava em sua casa um grande acervo de livros, revistas, matérias e curiosidades sobre propaganda, teve o apoio de Luiz Antônio Ribeiro Pinto – Diretor Presidente da Promocine e do amigo (já falecido) Willian Valadão, também apaixonado por publicidade e cinema, para resgatar aproximadamente 5 mil comerciais que eram veiculados nos cinemas do Grupo Severiano Ribeiro e também os comerciais que representavam o Brasil no Festival de Cannes, todos ainda na fase da pelicula 35mm.

Desse esforço surgiu o projeto “A Propaganda de Todos os Tempos”, uma mostra de comerciais criada por Áurea Helena, contando os 40 anos de propaganda na televisão brasileira. A mostra percorreu diversas capitais e cidades do país. Criada oficialmente em 1990 no Rio de Janeiro, a Associação Nacional da Memória da Propaganda, tem como objetivo principal resgatar, preservar e divulgar a história da publicidade no Brasil em suas mais diversas formas de criação e produção.

Em 1998 a Associação teve seu projeto do Museu Nacional Memória da Propaganda aprovado pelo Ministério da Cultura. Já em 2003, devido a falta de apoio e de uma política de cultura no Rio de Janeiro, o museu e o acervo foram transferidos para Porto Alegre.

Ainda hoje a Associação busca de uma sede definitiva, pois além dos mais de 50 mil comerciais, a Memória Nacional da Propaganda tem em seu acervo uma das mais ricas bibliotecas, um centro de documentação, uma filmoteca/Videoteca, jingles, material de merchandising e comerciais internacionais doados pela Promocine e por agências multinacionais como J.W.Thompson, McCann Ericksson e outras.

A Associação Nacional da Memória da Propaganda é um pólo de informações e de difusão da cultura publicitária do país, tendo como finalidades a restauração e a preservação da produão publicitária no Brasil, manter um intercâmbio com as entidades nacionais e internacionais, através da conservação e do registro da criação publicitária contemporaneamente.

O site do “Museu Virtual Memória da Propaganda” tem por objetivo divulgar as atividades culturais e os projetos da Associação visando a difusão da publicidade em suas diversas manifestações.